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Igreja

          




 A DESMORALIZAÇÃO DA DISCIPLINA ECLESIÁSTICA

Por Cleyton Gadelha.
 
Muito se tem discutido sobre a necessidade de as igrejas locais
praticarem o claro ensino bíblico da disciplina de membros que se
mostrarem endurecidos e pecaminosos. Ananias e Safira (At.5), o imoral
de 1 Cor.5 os falsos ensinadores de 2 João 1:10-11, e o faccioso de Tito
1:10, estabelecem clara convicção sobre essa doutrina. Textos é o que
não faltam para assegurar a escrituricidade do assunto.
 
Entretanto, dentro da cristandade plural dos nossos dias, ações
disciplinadoras têm perdido completamente sua eficácia, em razão de
várias igrejas e pastores receberem como membros àqueles que vêm
excluídos de outras comunidades co-irmãs.
 
O crente excomungado (apartado da comunhão) em uma igreja frustra o
seu próprio processo disciplinar transferindo-se para outra igreja
local, que, o receberá em sua comunhão, sem nenhum respeito pela ação
disciplinar da igreja da qual o crente em estado de excomunhão é
oriundo.
 
O efeito de tal prática é desmoralizante para a Igreja de Cristo e
para os ministros do Evangelho. Já vi gente suspeitando que essa
prática, em alguns casos, tem em vista o aumento de receita financeira
por parte do pastor que desrespeita a decisão disciplinar de uma igreja
co-irmã.
 
Os prejuízos causados por essa prática são muitos. Primeiro: Torna
trivial a prática de igreja desmoralizar igreja. Para Calvino um dos
propósitos da disciplina eclesiástica é “Preservar a honra de Deus
através da Igreja”.
 
Segundo: Promove o descaso da membrezia para com qualquer ação
disciplinadora por parte da igreja local. Os crentes sabem que, se forem
excluídos de sua igreja, serão recebidos por alguma outra ávida por
números.
 
Fica perdido um dos propósitos da excomunhão, que é infundir na
congregação o temor do pecado (1Tim.5:20). O objetivo de “evitar a
corrupção dos piedosos” (Calvino), fica completamente comprometido.
 
Terceiro: Promove o endurecimento do membro excomungado, que perde uma
das marcas mais importantes de um eleito que é um profundo respeito para
com as igrejas de Cristo.
 
A excomunhão tem dois propósitos claros: 1) “... foi instituída a fim
de que sejam afastados e expulsos da congregação dos crentes aqueles
que, falsamente, simulando fé em Cristo, pela indignidade da vida e
licenciosidade desenfreada de pecado, nada mais são do que um escândalo
para a Igreja, sendo, portanto, indignos de se gloriar no nome de
Cristo”. (Calvino).
 
2) Mas a excomunhão é também um meio de forçar o arrependimento “...
embora a disciplina eclesiástica não nos permita viver com familiaridade
com pessoas excomungadas ou ter íntimo contato com elas (1Cor.5:11),
todavia devemos... pela exortação, ensino... (e) orações (pedir) a Deus
para que elas possam (arrependidas) retornar a comunhão da Igreja”.
 
Ao desrespeitar a ação disciplinadora de uma igreja co-irmã, o pastor
e a igreja recptora estão praticando uma ofensa ao Senhor da Igreja,
pois frustram um processo recomendado por ele e pelos seus apóstolos,
que deve ser exercido sobre pessoas endurecidas com, pelo menos, três
objetivos: 1) “a fim de que eles não sejam contados entre os cristãos...
como se a Igreja fosse uma conspiração de malfeitores e homens
notoriamente ímpios. 2) A fim de que, por relacionamentos freqüentes,
eles não corrompam outros pelo exemplo de uma vida perversa. E 3) Para
que possam começar a se arrepender consternados pela vergonha...”
(Richard de Rider citado por Heber Campos Jr./Fides Reformata Vol.X
nº1/2005)
Portanto “a liderança da congregação local faz bem em lembrar-se de
que o Senhor irá requerer de suas mãos uma prestação de contas. (...)
Aquilo que o membro disciplinado faz, torna-se responsabilidade pessoal
dele; aquilo que os líderes deixam de fazer é, inevitavelmente,
responsabilidade deles...” (L. de Koster).
Calvino distinguiu três marcas nos eleitos: “Confissão de fé, exemplo
de vida e participação nos sacramentos”, marcas que ligam visivelmente o
crente a igreja de Cristo. Martin Bucer, e os calvinistas depois de
Calvino, asseveravam que a disciplina eclesiástica é uma das marcas de
uma verdadeira igreja de Cristo.
 
Essas marcas só se tornam visíveis no contexto de uma igreja local
(visível). É no seu âmbito que o eleito faz declaração de sua fé,
participa do batismo e da ceia do Senhor, e é também ali onde ele é
submetido a disciplina, quando a marca de uma vida exemplar dá lugar a
um endurecimento pecaminoso.
 
“Para o protestantismo, a igreja universal torna-se visível na
congregação local, é ali que o poder das chaves é exercido e a
disciplina administrada”.(L.deKoster) (Mt.16:19).
 
Se “Cristo governa a Igreja por meio da Igreja” (Ernest Kevan), o
desrespeito praticado por pastores e igrejas que desconsideram as ações
disciplinadoras de outras igrejas, é desrespeito contra o governo de
Cristo.
 
As Igrejas e pastores que passam por cima de medidas disciplinatórias
de igrejas co-irmãs estão em completo desacordo com o Novo testamento.
Não faria sentido a Escritura ensinar a uma igreja local “... sobre a
importância de manter a integridade da Igreja ao lidar com pecado
persistente na congregação” (Franklin Ferreira/Alan Myatt) e ao mesmo
tempo não julgar a insolência de uma outra igreja local que,
abertamente, descredencia a decisão disciplinatória de outra.
 
“Em Mt.18:15-20 Jesus disse que um irmão em pecado deve ser
confrontado, reprovado e excluído da igreja, caso não se mostre
arrependido” (Teol.Sistemática Franklin Ferreira/Alan Myatt). Essa
recomendação perde totalmente sua eficácia, se os pastores não tomarem a
firme resolução de respeitarem as ações disciplinares de outras igrejas,
praticando a troca de cartas de transferências, E-Mail’s, telefonemas,
enfim buscarem, junto a igreja de origem o histórico de crentes que
chegam. Em caso de membros em situação de pendência disciplinar,
recomendar que retornem e resolvam as pendências existentes, e só então,
recebê-los como novos membros, nunca antes disso.
 
“Se os membros fossem aceitos nas igrejas baseadas simplesmente nas
declarações destes que desejam ser membros haveria grande potencial para
o mal. Pois então cada ‘Cristão carnal’ que tivesse sido excluído de uma
igreja por impiedade ou heresia, poderia simplesmente ir para uma outra
igreja, proclamando-se um cristão bom e espiritual, e teria que ser
recebido como um membro”. (Davis W. Huckabee).
 
O episódio envolvendo Ananias e Safira em Atos 5:1-11 nos ensina a
seriedade do pecado deliberado, enquanto 1 Coríntios 5:1-5 nos adverte
para a gravidade do pecado tolerado. A atitude de desrespeitar uma
igreja de Cristo, recebendo como membro uma pessoa excomungada pela
mesma, desmoraliza a noção de seriedade que se deve ter para com o
pecado, enquanto rouba-se de uma igreja de Cristo o respeito que lhe é
devido.
 
“É uma triste verdade que muitas igrejas, em seu zelo por números,
põem de lado a disciplina das igrejas co-irmãs quando propositalmente
recebem membros excluídos de outras igrejas sem requerer que o membro
excluído corrija a sua situação com a igreja anterior”. (Davis W.
Huckabee).
 
É bom lembrar que, as verdadeiras igrejas estão diante do Senhor, os
que promovem tal prática desmoralizante, certamente receberão severa
reprovação dEle.
 
“... se cada igreja requeresse carta de recomendação das igrejas
co-irmãs antes de aceitar um novo membro, e somente fizesse exceção a
esta regra após uma completa verificação das circunstâncias... então
diminuiria, e muito, a destruição das igrejas por pessoas mundanas que
se mudam de igreja em igreja como andarilhos maldosos destruindo uma
igreja após outra...” (D.W.Huckabee).
 
Na verdade os pastores deveriam ser exemplos para o rebanho de Cristo
no cumprimento de 2 João 10-11 e não buscarem proveito numérico na
desobediência.
 
“Não pode haver uma igreja sem disciplina eclesiástica” (Martin
Bucer).


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DOMINGO
Manhã : de 08:00 as 10:00 horas (E.B.D)
Classes : Integração,Adultos,Jovens,Adolescentes,primarios,pricipiantes e berçario.
Noite: Sala de Missões 17:00 as 17:50
Das 18:00 as 20:00 horas (Culto de Louvor)
Culto Infantil: 0 a 12 anos
QUARTA FEIRA
Noite: Das 19:00 as 21:00 horas (Culto de Oração)
SEXTA FEIRA
Noite: 18:00 as 20:30 horas (OANSE)